Aracaju – 160 anos de fundação

Bandeira de Aracaju

 A capital de Sergipe, Aracaju, que significa cajueiro dos papagaios, completou, em 2015, 160 anos. Fundada em 17 de março de 1855, é a menos populosa capital do nordeste do Brasil.

A Brasiliana Fotográfica homenageia a cidade e oferece a seus leitores fotografias da capital sergipana feitas no início da década de 30 do século passado. Fazem parte do Álbum photographico de Aracaju, publicado pela Casa Amador, e que integra o acervo da Fundação Biblioteca Nacional. São registros fotográficos que mostram as principais ruas e avenidas, os grupos escolares, a Assembleia Legislativa, a Chefatura de Polícia, o aquário, o matadouro, estátuas, hospitais, jardins e outros aspectos da cidade.

Aracaju, uma das primeiras cidades brasileiras planejada, foi edificada para atender a necessidades do estado de Sergipe, que precisava de um porto para melhor escoar seus produtos. Inácio Joaquim Barbosa (1821-1855), primeiro presidente da Província de Sergipe Del Rey, transferiu oficialmente, em 2 de março de 1855, a capital de São Cristóvão para o novo povoado portuário que se erguia na foz do rio Sergipe. Em 17 de março do mesmo ano, Inácio Barbosa apresentou o projeto que elevaria o povoado de Santo Antônio de Aracaju à categoria de cidade. Matérias no Correio Mercantil, de 22 de março de 1955, na segunda coluna; e no Diário de Pernambuco, de 5 de maio de 1955 , sob o título “Interior”, comentam a decisão. Foi Inácio Barbosa que contratou o engenheiro Sebastião José Basílio Pirro para planejar a cidade, que foi construída formando quarteirões simétricos que lembravam um tabuleiro de xadrez.

Links para uma homenagem do escritor e jornalista sergipano Joel Silveira (Diário de Notícias, 23 de março de 1955), para a crônica “Aracaju centenária”, de Alvarus de Oliveira (Diário da Tarde, 12 de maio de 1855), e para uma matéria sobre a história de Aracaju (Revista da Semana, de 30 de abril de 1955), na ocasião da comemoração dos 100 anos da cidade, em 1955.

Para saber mais sobre a história de Aracaju, acesse a Biblioteca do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

Brasão de Aracaju

 

Andrea C. T. Wanderley

Editora-assistente e pesquisadora do portal Brasiliana Fotográfica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>